domingo, 8 de novembro de 2009

SÍNDROME DE ABSTINÊNCIA



SÍNDROME DE ABSTINÊNCIA



"Síndrome abstinência aguda" - SAA sintomas físicos/psicológicos/sociais provocados pela falta da droga, ocorre de 3 a 10 dias do último uso. Noca so da "Síndrome abstinência demorada" - SAD sintomas baseados na sobriedade, ocorre em meses ou anos: - mente confusa, problema de memória, reação emocional exagerada ou apatia, distúrbio do sono ou alteração, problemas de coordenação motora, sensibilidade ao stress.

A severidade da SAD depende da disfunção cerebral e da quantidade de stress experimentado. Os danos causados são reversíveis se houver tratamento adequado. A SAD é que torna a presença da disfunção cerebral, exemplo de 75 a 95% em alcoólatras. Pesquisas recente mostram que os sintomas da SAD estão ligados aos danos causados ao cérebro, devido ao abuso de drogas e podem causar a recaída em muitos casos.

2 EQUAÇÃO DAS DROGAS E DOS COMPORTAMENTOS:

"DOR + DROGA OU COMPORTAMENTO COMPULSIVO = ALIVIO IMEDIATO + DOR FUTURA".
2-1 comportamentos compulsivos.

A recuperação parcial começa quando o DQ depara com uma tarefa, acha que não vai conseguir realizar [ponto de bloqueio] a conseqüência é de uma sobriedade com baixa qualidade. Em vez de procurar ajuda, começa a negar o problema. A negação bloqueia a percepção de que algo está errado. O bloqueio produz stress e a negação aumenta o stress. Aumentando o stress desenvolve-se os sintomas da SAD e começa a piorar. Quando o stress aumenta a pessoa sente-se compelida a fazer algo para aliviar a ansiedade e a compulsão. Adotando comportamentos compulsivos que temporariamente aliviam o stress.

Tarefa + bloqueio = stress + negação = stress aumentado + ansiedade = comportamento compulsivo.

Comportamentos que produzem problema a longo prazo em troca do alívio imediato/momentâneo. São ações que produzem intensa excitação/liberação, seguidos pôr dor e desconfortos duradouros. Tem em comum com as drogas, o fato de produzir os efeitos e as desejadas mudanças de humor positivo no dependente que as procuram; e são os seguintes comportamentos:

- comportamentos internos - pensar, imaginar, sentir;
- comportamentos externos - trabalhar, jogar, sexo, comprar e etc.
O desenvolvimento dos comportamentos aditivos acontece na tentativa de compensar a ausência das drogas. Exemplo - trocar droga pôr sexo ou pôr comida ou pôr trabalho.O processo de recaída significa a substituição de uma droga pela outra droga ou pôr um comportamento compulsivo.Quando uma droga ou comportamento compulsivo não mais satisfaz o DQ, ele volta a usar sua droga de escolha.

2-2 o papel das drogas substutivas na recaída:

Uma vez que a pessoa se torna dependente a um tipo de droga, existe uma tendência para transferir esta dependência para outras drogas alteradoras do humor, principalmente se esta droga é similar a droga original, este processo se chama dependência cruzada.

- O papel do açúcar:

Testes de tolerância de 5 hs de glicose mostram que 95% dos alcoólicos experimentaram um aumento do nível de açúcar no sangue, depois da ingestão de açúcar, seguida de um rápido mergulho, ou seja, a queima ocorreu rapidamente. Se o nível de açúcar não for controlado, os alcoólicos sofrerão sintomas crônicos como depressão, irritabilidade, angústia, fadiga, insônia, dores de cabeça e confusão mental. Nível de açúcar no sangue causa o desejo imperioso do álcool e de doces para aumentar o nível e aliviar as dores, ou seja, melhorar os sintomas. Os alcoólicos precisam aprender a controlar a sua ingestão de açúcar [carboidratos refinados] e deve ser evitada com rigor a pastelaria, sobremesas e doces.

- o papel das outras drogas:

Mudar de uma droga para outra não é recuperação total.Se o DQ acha que pode usar com segurança grandes quantidades de nicotina, cafeína, fumar maconha, pílula e "desde que não seja droga pesada" corre o grande risco de desenvolver uma segunda drogadição/dependência. A medida em que se tornou conhecida à relação entre o uso da cafeína/ nicotina/refrigerantes versus a recaída, expandiu-se o conceito de drogas alteradoras de humor. Produtos que eram considerados sem perigo para a recuperação, levam a ativação do processo de recaída e a pessoa começa a perder o controle. Neste ponto reativa o programa de recuperação e a vida é estabilizada/recupera-se até deparar ou encontrar um bloqueio novamente. Essa pessoa pode ficar presa nesta estrutura/processo de recuperação parcial pôr toda a vida, que é a equação das drogas/comportamentos :

DOR + DROGA OU COMPORTAMENTO COMPULSIVO = ALÍVIO IMEDIATO + DOR FUTURA.

3- RECAÍDA.

Após aparente recuperação retorna ao estado anterior de doença ou mal viver. Na dependência que é uma doença crônica/incurável o perigo de recair está sempre presente. O custo da recaída é alto, muitos recaídos podem morrer.

3-1 mitos da recaída:

- recair é voltar a beber ou usar droga;
- recaída acontece de repente e sem sinais e sintomas de aviso;
- recaída acontece porque a pessoa precisa sofrer mais, precisa chegar ao
fundo do poço;
- recaída acontece porque a pessoa é constitucionalmente incapaz de recuperar-se;
- existe um erro grande em que a pessoa está recuperada/sarada por dependência química, quando parar de beber/usar e/ou sair do tratamento;
- dependente ou familiar tem facilidade em esconder e/ou eliminar o lado ruim da drogadição e somente lembrar do lado bom, e vai agir "eu sou normal, posso usar".

3-2 fases com os sintomas/sinais:

- completaram um tratamento/programa de reabilitação de 30/60 dias
- reconheceram que são pessoas em recuperação e que não podem usar álcool e outras drogas;
- conscientes que precisam participar de AA/NA e aconselhamento profissional
- voltam a usar o químico apesar de seu compromisso de permanecer sóbrio.

1a fase disfunção interna: não consegue funcionar normalmente, os sintomas:
- dificuldade em pensar com clareza, em lidar com sentimentos/emoções, em lembrar das coisas, em lidar com stress, dificuldade para dormir, dificuldade de coordenação motora e acidentes, vergonha, culpa e desespero.

2a fase retorno à negação:

incapaz de reconhecer e conversar honestamente com os outros do que está pensando e sentindo, os sintomas:

- apreensão sobre seu bem estar, negação da preocupação

3a fase impedimento e comportamento defensivo:

- não quer pensar sobre o que causa desconforto e dor e evita tudo o que o leve a olhar para consigo, os sintomas;
- acreditando que nunca mais vai beber, preocupação com os outros, em vez consigo, ficar na defensiva, comportamento compulsivo, comportamento impulsivo, tendência à solidão/isolamento.

4a fase construindo a crise:

- aumentam os problemas causados pela negação/negligência/isolamento ao programa de recuperação, os sintomas;
- visão de túnel, depressão. Primeira perda dos planos realistas de vida, planos começa a fracassar.

5a fase imobilização:

- incapaz de agir, controlado pela vida, em vez de controla-la, sintomas;
- devaneios inúteis e ansiedade, sentimentos que nada pode ser resolvido, desejo imaturo de ser feliz .

6a fase confusão e reação exagerada:

-perturbados e irritados, os sintomas:
- períodos de confusão, irritação com os amigos, irritação com facilidade;

7a fase depressão:

- deprimido, sem condições de manter a rotina normal, os sintomas;
- hábitos irregulares de alimentação, sem condições de agir, hábitos irregulares de dormir, perda progressiva da estrutura diária, períodos de profunda depressão primária;

8a fase perda de controle do comportamento:

- incapaz de controlar ou regular o comportamento pessoal e a rotina diária, os sintomas:
- participação irregular no tratamento, desenvolver uma atitude de não me importo, rejeição total de ajuda, insatisfação com a vida, sentimentos de impotência e desespero.

9a fase reconhecimento da perda de controle:

- quebram a negação, os sintomas;
- autopiedade, pensamento de beber socialmente, mentiras conscientes, perda completa do poder de lidar com a vida.

10a fase reduções de opções: preso na dor e na incapacidade de lidar com a vida, os sintomas:

- ressentimentos sem razão, interrompe todo o tratamento e freqüência em AA/NA, vencido pela solidão, frustração, raiva e tensão, perda do controle do comportamento. 11a fase volta ao uso com colapso físico ou emocional, os sintomas:

- começa a usar controlado, vergonha/culpa: fiz algo de errado, sou uma pessoa defeituosa, perda do controle, problemas com a vida e a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Orientações:

1º. Não coloque seu e-mail e faça suas observações;
2º. Expressões chulas, palavrões, afrontas e qualquer outras palavras demeritória, sofrerá restrições;
3º. Críticas de qualquer nível serão acatadas inclusive, sugestões - é preferível que para cada crítica tenha duas ou três sugestões;
4º. Não registre seu telefone (celular), para sua melhor conveniência para esse tipo de contato, use e-mail.
5º. Conto com vc e seja bem vindo!
6º. Caso o BLOG não tenha sido o que você esperava, dê sua sugestão de melhora citando dentro da proposta temática o que dsejaria encontrar.
7º. Grato por seu apoio e contribuição.