sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A Realidade das Escolas: Drogas x Armas... ACORDA BRASIL!




A pesquisa é do professor José Dantas, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que apresentou dados preocupantes durante a última reunião de 2009 da Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente realizada nesta quinta-feira (26) no plenário da Câmara Municipal de Natal, presidida pelo vereador Hermano Morais (PMDB).


O tema da reunião foi sobre um assunto que tem sido noticiado recorrentemente em todos os veículos de comunicação de Natal: “A problemática das drogas e a violência nas escolas”. O encontro, considerado produtivo, contou com a presença de autoridades da área de saúde, além de professores, instituições que trabalham com jovens e representantes da sociedade civil. A grande preocupação demonstrada por todos durante os debates foi sobre o crescente uso de drogas por parte dos jovens no Rio Grande do Norte e, segundo dados apresentados pelo professor José Dantas, o percentual de envolvimento com drogas nos homicídios chega a 66% em todo o país. Em Natal, estima-se que a cada 10 homicídios cometidos, seis têm relação direta com o consumo de drogas. O professor também mostrou que o álcool, que é a droga maisconsumida pelos jovens, está cada vez mais crescente entre os adolescentes do sexo feminino.

Números preocupantes:

Para João Maria, membro da organização “O amor-exigente”, os números são preocupantes e atingem índices muito altos quando analisados especificamente no nosso Estado. De acordo com uma pesquisa realizada pela Unesco com 1.600 jovens natalenses e apresentada por João Maria, 46% dos entrevistados afirmaram que já usaram drogas, principalmente o álcool. Desse percentual, 16,5% são usuários freqüentes de drogas ilícitas.

Álcool:
João Maria mostrou também que o consumo de bebidas alcoólicas atingiu níveis estarrecedores. Dos pesquisados, 30% das crianças de 10 a 12 anos consumiam bebidas alcoólicas. Já na faixa entre 13 e 15 anos, o número chega a 52%. E dos 16 a 18 anos, isso atinge 66%.

Educação:
O vereador Hermano Morais voltou à atenção para a questão da violência nas escolas, lembrando que a educação é o melhor caminho para resgatar a cidadania dos jovens. “É importante destacarmos que a educação é o melhor caminho para alcançarmos uma sociedade justa socialmente e igualitária. Para isso, precisamos proteger os nossos jovens, porque a escola não pode ser um local perigoso para os alunos. Precisamos de investimentos e programas que resgatem a cidadania desses jovens, incentivando-os a tornarem-se bons cidadãos no futuro”, afirmou.
Também participaram da reunião representante de conselhos comunitários, organizações estudantis e Polícia Militar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Orientações:

1º. Não coloque seu e-mail e faça suas observações;
2º. Expressões chulas, palavrões, afrontas e qualquer outras palavras demeritória, sofrerá restrições;
3º. Críticas de qualquer nível serão acatadas inclusive, sugestões - é preferível que para cada crítica tenha duas ou três sugestões;
4º. Não registre seu telefone (celular), para sua melhor conveniência para esse tipo de contato, use e-mail.
5º. Conto com vc e seja bem vindo!
6º. Caso o BLOG não tenha sido o que você esperava, dê sua sugestão de melhora citando dentro da proposta temática o que dsejaria encontrar.
7º. Grato por seu apoio e contribuição.