terça-feira, 17 de novembro de 2009

Rave: O que está por traz desses eventos?... Quem lucra e quem perde?



Festas Reve – O que está por trás desses eventos?
(Assista nos Links)


Rave é um tipo de festa que acontece em sítios (longe dos centros urbanos) ou galpões, com música eletrônica. É um evento de longa duração, normalmente acima de 12 horas, onde DJs e artistas plásticos, visuais e performáticos apresentam seus trabalhos, interagindo, dessa forma, com o público. O termo "rave" foi originalmente usado por caribenhos de Londres em 1960 para denominar sua festa local. Em meados da década de 80, o termo começou a ser usado para descrever uma cultura que cresceu do movimento "acid house" de Chicago e evoluiu no Reino Unido Hoje em dia existe outra denominação que caracteriza Rave de pequeno porte, conhecida como PVT ou seja, "private" (festa privada), na qual a maioria das pessoas que comparecem são convidados e convidados dos convidados, sendo realizados também em sítios, chácaras ou outros lugares ao ar livre.
Sub-Estilos da música eletrônica comumente tocados em Raves: House, Progressive, Techno, Minimal, Drum n´bass, Full On, Electro, Psy Trance, entre outros.
Há também as festas denominadas Indoor, que designam um significado para as raves que acontecem em lugares fechados, o oposto das Open Air que do termo em inglês significa ao ar livre. As musicas executadas pelos dj's das festas indoors, preferencialmente, são as vertentes do house, o techouse (tecnohouse), proghouse (progressive house), deephouse e o eletrohouse; segmentando dessa maneira as vertentes do Trance (psytrance, fullon, e outras) Para as festas Open Air (ao ar livre).

No Brasil, o estado onde mais acontece raves é em Minas Gerais. Em 2007, o jornal Estado de Minas apresentou uma reportagem de três páginas sobre “a praga das raves”, afirmando que as festas estão “fora de controle” e que elas “se multiplicam em ritmo acelerado em sítios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do interior”, sobre a polêmica da proibição desse tipo de evento no estado devido ao uso das drogas sintéticas, principalmente o ecstasy e o ácido lisérgico (LSD) que geralmente são comercializadas nesse tipo de evento, não só em Minas, mas em todo o Brasil.

Fonte: Wikipédia.

Grande Oriente do Brasil - GOB
Grande Oriente de Pernambuco - GOPE
Maçonria Contra as Drogas - a Favor da Vida

3 comentários:

  1. Bom, é muito bonito chegar e mostyrar as faces ruins da ravbe, como se tudo nao constasse os dois lados da moeda. todos os lugares sao repletos de lsd ecstase pra qquem nAOsabe.jovens tem acesso direto e irrestrito as drogas. Cabe a cada um decidir o que e bom ou nao pra si, esta e a parte mais dificil acreditar em toda a HUMANIDADE que pregam que existe em cada um, acreditar no que voce realmente acha q e capaz ou nao. A festa e organizada, bonita, nao existem pessoas brigando se esmurrando por mulheres, ou aquela promiscuidade do carnaval. Raves sao como qualquer outro tipo de festa, acontece tudo que em todos os lugares, pessoas dançam , fazem amizades conhcem pessoas, algumas beijam, algumas se drogam, algumas curtem a musica e deixam as energias fluierem, como em todo lugar ... nada de outro mundo , a nao ser o fato da civilização existente em cada pessoa que frequenta o lugar, na alegria e capacidade de respeito uma em relação a outra, vá em uma festa e esbarre no copo de bebida e espere pra ver se voce receberá só um sorriso timido de tudo bem acontece ... ou um belo soco sem motivos plausiveis. Preconceito é algo tão mesquinho, e preciso enxergar alem dos aspectos ruins, é preciso respeitar , entrar em contato com a natureza e com outras pessoas de forma respeitosa, rave e so uma maneira de exercitar isso !!! Cada um é responsavel por suas atitudes

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Ana claudia G. Barreira !

    É muuito legal ir em festas ravees , pois é o unico lugar que é bem dificil presenciar brigas .. claro que rave esta nas vistas dos policias federaiis pois lá está uma fonte de dinheiro tão grande que até deus duviida , mais todos que toomam as drogas tomam por que queer e akela historinha " Cuidado porque as pessoas podem jogar alguma coisa na sua bebida " é mentira pois ninguem joga nada pque 1 bala custa 35 reais , ou seja quem esta ali não esta pra fikar jogando dinheiro foora , cada um faz oque quer , eu conheço pai de familia que não vai em raves nem toma extase , mais fuma pedra .. isso é muito pior e cruel , conheço maãe de familia que naao vaai em rave mais usa cocaina , festa rave a gente vaai pra se libertar , esqueçeer os problemas que nos atorduaam .. ñ para brigar ou se matar como a gente vee tanto em carnavais .. etc ! cada um sabe oque faz , e se vocs querem saber é muito boom.. vaai além doque vocs podem imaginar .. é como um sonho !
    ' .. beijo

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Thayse e Claudinha!...

    Fico feliz por sobreviverem ao que as estatísticas nos apresentam neste tipo de festa e animação (o que não justifica os exageros e absurdos que acontecem em outras - um erro não justifica o outro).

    Conheço o estilo organizacional das festas o atrativo, bem como, o público alvo e boa parte dos que curtem. Vejo, que a preferência de vocês não é regra a ser seguida simplesmente, por ter conhecimento de algumas publicações em Jornais, Noticiários de TV e testemunho de famílias que sofrem ou sofreram na condição de vítimas que por agressões de filhos e parentes próximos; e ainda, tiveram os filhos, sobrinhos, conhecidos, amigos, aliciadas as drogas e a prostituição e outras foram vitimadas por suas curiosidades que por não se envolverem, pagaram um alto preço.

    Respeito ambos pontos de vistas e informo-vos, que nosso trabalho é de prevenção e não de repressão (trabalho único das Polícias, Civil, Militar e Federal). E ainda, no âmbito sócio-pedagógico, estaremos sempre orientando aos pais, aos adolescentes e Jovens, de que "Nem tudo que reluz é ouro"!...

    Embora vivendo em um País que goza do Estado Democrático de Direito, nem todos conhecem e nem sabem usar da liberdade que tem e lhes é concedida por nossa Constituição e muito menos, o bom uso e senso do arbítrio próprio.

    Explico que por conta do conceito fantasioso dos fatos, aumenta-se as estatísticas de mortes com Jovens (a que mais cresce no Brasil), envolvidos com drogas (lícitas ou ilicitas) e conflitos diversos. A população Jovem está morrendo mais cedo por não saber viver e que na maioria das vezes alegam a "pseudoliberdade para arbitrarem suas vidas"!

    Grato pelo carinho de vossa participação e despeço-me deixando uma reflexão: "Não é lívre quem não obteve o domínio de sí mesmo (Pitágoras).

    Que Deus abençoe e preserve vocês sob a proteção do Seu Filho Jesus Cristo!

    ResponderExcluir

Orientações:

1º. Não coloque seu e-mail e faça suas observações;
2º. Expressões chulas, palavrões, afrontas e qualquer outras palavras demeritória, sofrerá restrições;
3º. Críticas de qualquer nível serão acatadas inclusive, sugestões - é preferível que para cada crítica tenha duas ou três sugestões;
4º. Não registre seu telefone (celular), para sua melhor conveniência para esse tipo de contato, use e-mail.
5º. Conto com vc e seja bem vindo!
6º. Caso o BLOG não tenha sido o que você esperava, dê sua sugestão de melhora citando dentro da proposta temática o que dsejaria encontrar.
7º. Grato por seu apoio e contribuição.