domingo, 10 de janeiro de 2010

MORTE PRECOCE PARA EX- FUMANTE...



Ex-Fumantes Ainda Morrem Mais Cedo...

Do Que as Pessoas que Nunca Fumaram.

Um novo estudo mostra que não ocorreu uma diminuição significativa nas taxas de mortalidade devido ao câncer de pulmão entre ex-fumantes. O estudo foi conduzido pelo Dr James Enstrom da Universidade da California, Los Angeles, Estados Unidos, e publicado na revista Epidemiology.

Foram acompanhados 51.343 homens e 66.751 mulheres da Califórnia, que se cadastraram na American Cancer Society para o estudo, em 1959, e que foram acompanhados por 38 anos.
O estudo comparou a taxa de mortalidade ajustada por idade, expressa como mortes por 1000 anos pessoa, entre todos os participantes que fumavam em 1959, mas que haviam parado de fumar até 1997, com a taxa de mortalidade de pessoas que nunca fumaram, durante este período de 38 anos.

Os resultados mostraram que o fato de parar de fumar durante o período estudado não levou a diminuição rápida ou direta tanto nos índices absolutos como nos índices relativos de morte por câncer de pulmão.
Por exemplo, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão entre homens tabagistas cresceu de 1,558 para 1,728 para os fumantes, e de 0,127 para 0,133 para aqueles que nunca fumaram. Nas mulheres, a taxa de mortalidade pelo câncer pulmonar aumentou de 0,208 para 0,806 para as fumantes, e de 0,094 to 0,116 para aquelas que nunca fumaram.

Os pesquisadores dizem que os resultados explicam porque não houve uma diminuição substancial no índice de mortalidade causado pelo câncer de pulmão, e porque as taxas de mortalidade estão aumentando entre as mulheres - acreditam que o risco de câncer pulmonar possa ser evitado pelo fato de nunca fumar, ou deixar de fumar e aguardar um longo período de tempo>.

Ainda, presume-se que após um período de seguimento ainda mais longo que o apresentado, os índices de mortalidade de ex-fumantes e de pessoas que nunca fumaram irá convergir, como uma conseqüência do abandono do tabagismo.

Este estudo contradiz trabalhos anteriormente publicados, que mostraram que a suspensão do tabagismo antes da meia-idade levava a uma diminuição acentuada do risco de câncer pulmonar, quando comparados com aquelas pessoas que mantinham o hábito do fumo.

Fonte: Epidemiology



Programa Maçonaria Contra as Drogas - Em Favor da Vida/GOPE - GOB.
Dr. Hailton Arruda - Coordenador Estadual
Rev. Ielves Camilo - Facilitador




ANO:XIII/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Orientações:

1º. Não coloque seu e-mail e faça suas observações;
2º. Expressões chulas, palavrões, afrontas e qualquer outras palavras demeritória, sofrerá restrições;
3º. Críticas de qualquer nível serão acatadas inclusive, sugestões - é preferível que para cada crítica tenha duas ou três sugestões;
4º. Não registre seu telefone (celular), para sua melhor conveniência para esse tipo de contato, use e-mail.
5º. Conto com vc e seja bem vindo!
6º. Caso o BLOG não tenha sido o que você esperava, dê sua sugestão de melhora citando dentro da proposta temática o que dsejaria encontrar.
7º. Grato por seu apoio e contribuição.