sábado, 31 de outubro de 2009

O que é (ou o que são) Drogas: Conceituação.

Em linguagem médica, droga é sinônimo de medicamento. O termo droga teve origem na palavra holandesa “droog” que significa folha seca; isto porque antigamente quase todos os medicamentos eram feitos à base de vegetais.

Atualmente, a medicina define droga como sendo qualquer substância que seja capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento. Assim, qualquer medicamento é uma droga, mesmo a inofensiva aspirina. Por isso que não se deve auto-medicar, pois os medicamentos podem nos curar em uma certa dosagem (que apenas o médico pode determinar de acordo com cada caso, pois cada organismo reage de uma forma) ou pode também nos fazer muito mal.

Com relação às drogas que descreveremos abaixo, são chamadas de psicotrópicas, ou seja, que atuam no nosso cérebro, alterando de alguma maneira o psiquismo. Estas alterações dependem do tipo de droga que ingerimos como veremos a seguir. Ensinar um filho a não usar drogas não é tão simples quanto ensiná-lo a amarrar os sapatos. Você não vai encontrar nenhum manual com um método prático e infalível para resolver o problema, mas pode fazer algumas coisas.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, têm mais chance de usar drogas as pessoas mal informadas sobre o assunto. Muitos dos usuários de crack, por exemplo, não sabiam que ele causava danos cerebrais irreversíveis quando experimentaram a droga pela primeira vez. Muito menos que essa é uma das drogas de maior poder viciante. Fazer com que seu filho tenha informações já é um passo!


Palestrantes:
Ir. Marcelo Braga Sobral - Grão Mestre e Psicólogo
Ir. Hailton Arruda – Mj PMPE
Ir. Ielves Camilo – Facilitador.
Programa Maçonaria Contra as Drogas – A Favor da Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Orientações:

1º. Não coloque seu e-mail e faça suas observações;
2º. Expressões chulas, palavrões, afrontas e qualquer outras palavras demeritória, sofrerá restrições;
3º. Críticas de qualquer nível serão acatadas inclusive, sugestões - é preferível que para cada crítica tenha duas ou três sugestões;
4º. Não registre seu telefone (celular), para sua melhor conveniência para esse tipo de contato, use e-mail.
5º. Conto com vc e seja bem vindo!
6º. Caso o BLOG não tenha sido o que você esperava, dê sua sugestão de melhora citando dentro da proposta temática o que dsejaria encontrar.
7º. Grato por seu apoio e contribuição.