sexta-feira, 30 de outubro de 2009

I. INFORMATIVO GOPE: Aos Familiares e Sociedade Pernambucana.


Dr. Marcelo Braga Sobral - Grão Mestre/GOPE.

Vivemos um período, que segundo especialistas, denomina-se “era Dionísica” (gr. Διώνυσος ou Διόνυσος - deus grego equivalente ao deus romano Baco, das festas, do vinho, do lazer e do prazer), período caracterizado pela e busca desenfreada por prazer, da satisfação, “do estar de bem com a vida”, cujas motivações e com o passar dos tempos, perdemos as referências e obscurecemos os sentidos. Disciplina, valores, respeito ao próximo, limites, comunicação, relacionamento, família, religião, já há muito tempo, não tem o mesmo sentido e o mesmo valor de tempos atrás.

Na atual conjuntura, ensinar um filho a não usar drogas não é tão simples quanto ensiná-lo a amarrar os sapatos. Você não vai encontrar nenhum manual com um método prático e infalível para resolver o problema, mas, é possível e podemos fazer algumas coisas; investir na informação (temos muita informação e pouca ou nenhuma formação), na prevenção, na instrução tenaz, tem seus efeitos. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, têm mais chance de usar drogas às pessoas mal informadas sobre o assunto; o que quero dizer é que a educação familiar, as medidas preventivas tem valores e efeitos positivos. A Família apesar dos percalços e desmandos, ainda é o maior valor que dispomos – Deus assim qualificou, quando firmou ao longo da história “Pactos com Famílias” do passado bíblico e os tem mantido até hoje. Isto por que, através dEle, os pais, mães e responsáveis, podem tornar-se canais abençoadores de seus filhos e demais gerações.

Em relação ao vício, muitos dos usuários de crack, por exemplo, não sabiam que ele causava danos cerebrais irreversíveis quando experimentaram a droga pela primeira vez. Muito menos que essa é uma das drogas de maior poder viciante. Fazer com que seu filho tenha informações já é um passo.

Hoje, dispomos da maior proposta de prevenção social o PROGRAMA MAÇONARIA CONTRA AS DROGAS – A FAVOR DA VIDA. Trata-se de um Projeto nascido no Estado de Goiás – Grande Oriente do Estado de Goiás, no ano de 1997, por iniciativa do Profº. Barbosa Nunes e que neste ano (2009), completa o seu 12º Aniversário. Aproveitamos neste clima festivo para através do Grande Oriente do Brasil – GOB, e dos Grandes Orientes Estaduais, apresentar a continuidade deste trabalho oferecido para a Sociedade "a maior rede de prevenção primária do País".

Na atualidade, ao longo destes anos, o Programa tem buscado parcerias com Governo Estaduais, Prefeituras, Secretarias de Estados e Municípios, Conselhos Estaduais e Municipais de Políticas Públicas sobre Drogas, Instituições Particulares, Grupos de Apoio e com a Secretaria Nacional Antidrogas da Presidência da República. Apesar de no ano de 2004, o Programa/Projeto, haver recebido o reconhecimento pelo trabalho realizado por meio da concessão do CERTIFICADO DE MÉRITO PELA VALORIZAÇÃO DA VIDA, muita coisa pode e deve ser feito através de sua vida quanto instrumento multiplicador. Ninguém melhor que você pode ajudar sendo um apoiador deste grande empreendimento social!

Este ano, sob a supervisão e orientação do nosso Grão Mestre - GOPE, Dr. Ir. Marcelo Braga Sobral, de mãos dadas com os Poderes Legislativo - PAEL e Judiciário - TJMPE, através da Secretaria APJ, e demais sociedades internas - Fraternidade Cruzeiro do Sul e Lojas, o Programa segue sob a Coordenação do Ilustre Irmão José Hailton Arruda de Araújo, contando com o auxílio de Profissionais - Facilitadores voluntários, propiciando e disponibilizando a sociedade Pernambucana, Palestras, Encontros e Seminários, aberto ao público - Sessão Pública, e ao mesmo tempo, com a efetiva participação e convocação do nosso corpo profissional de irmãos – e rede de conhecimentos, para engajamento nessa luta.

As ONGs, Clubes de Mães, Associações e Igrejas - de todo segmento confessional, Escolas Públicas e Privadas, Sociedades Organizadas, podem e devem contar com o braço forte e a mão amiga do Grande Oriente de Pernambuco.




Juntos somos mais forte, pois ... Da união se tira a força!


Fraternalmente,



Nós,


Ir. Marcelo Braga Sobral - Grão Mestre;
Tribunal de Justiça Maçônico de Pernambuco - TJMPE;
Poderosa Assembléia Estadual Legislativa - PAEL;
Secretária Estadual de Ações Paramaçônica/GOPE;
Fraternidade Cruzeiro do Sul/GOPE;
Coordenadenação Estadual do Programa/Projeto e as

ARSL do Grande Oriente de Pernambuco.




"A união do rebanho obriga o leão a deitar-se com fome" (Provérbio africano).






GOB/GOPE - Maçonaria Cidadã: Mão forte, ajudando a salvar vidas - 2009.

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa.

    Segue link referente a reportagem do programa "Profissão Reporter" da Rede Globo sobre o uso do crack na sociedade.

    http://especiais.profissaoreporter.globo.com/programa/2009/07/04/a-devastacao-do-crack/

    Obs: Quem possui filhos sabe o quanto o assunto é sério e preocupante.

    Ivan Tavares
    ivan.tavares.jr@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Mano Ivan,

    Grato por sua participação, observação e contribuição. Contamos com seu continuado empenho e incentivo. O Link será assitido e inserido ao acêrvo.

    Fraternalmente,

    Moderador.

    ResponderExcluir

Orientações:

1º. Não coloque seu e-mail e faça suas observações;
2º. Expressões chulas, palavrões, afrontas e qualquer outras palavras demeritória, sofrerá restrições;
3º. Críticas de qualquer nível serão acatadas inclusive, sugestões - é preferível que para cada crítica tenha duas ou três sugestões;
4º. Não registre seu telefone (celular), para sua melhor conveniência para esse tipo de contato, use e-mail.
5º. Conto com vc e seja bem vindo!
6º. Caso o BLOG não tenha sido o que você esperava, dê sua sugestão de melhora citando dentro da proposta temática o que dsejaria encontrar.
7º. Grato por seu apoio e contribuição.